terça-feira, abril 21, 2009

parabéns primo

"Gabriel Abrantes vence 8.ª edição do Prémio EDP Novos Artistas

Artista português nascido nos EUA foi seleccionado entre 410 candidatos. Concorreu com um projecto de instalação, que integrava um filme.
O vencedor da 8ª edição do Prémio EDP Novos Artistas, Gabriel Abrantes, afirmou ontem que o mais interessante do galardão, hoje atribuído, é "receber visibilidade" por um júri internacional avaliar o seu projecto.
"Fico muito feliz. Este prémio tem grande prestígio", disse à Lusa o vencedor pouco depois de ter sido anunciado o seu nome, e o de Mauro Cerqueira, distinguido com uma menção honrosa.
"Há artistas que receberam anteriormente este prémio que eu respeito muito, como o Vasco Araújo e a dupla Pedro Paiva e João Maria Gusmão", referiu o jovem de 25 anos, nascido na Carolina do Norte, EUA, mas a residir em Lisboa. Estudou cinema e artes plásticas em Nova Iorque, frequentou ainda a École Nationale des Beaux-Arts, em Paris. Expõe a título individual desde 2006 na Galeria 111 de Lisboa e do Porto, e na Houghton Gallery, em Nova Iorque.
"Tento fazer ligação entre o mundo da arte e do cinema, portanto vou enviar o filme para festivais", indicou o artista, acrescentando que procura "usar eventos actuais com histórias mais pessoais".O seu próximo projecto decorre no Brasil.
Gabriel Abrantes concorreu com um projecto de instalação que integrava um filme - Too Many Daddies, Mommies and Babies - no qual faz uma ligação entre histórias pessoais e questões da actualidade como a homossexualidade, as barrigas de aluguer e o aquecimento global.
O júri destacou no trabalho "a capacidade de criação de universos narrativos nos quais, através do uso de uma multiplicidade de linguagens contemporâneas, se cruzam visões sarcásticas da cultura, da política e do quotidiano".
Entre os nove finalistas contavam-se ainda António Bolota (escultura), Bruno Cidra (escultura), Gonçalo Sena (desenho, instalação), Hernâni Gil (vídeo performativo), Margarida Paiva (vídeo), Nuno Rodrigues de Sousa (pintura e vídeo) e Sónia Almeida (pintura)."
in DN Artes
Este rapaz que ganhou este prémio é meu primo, também tenho um amigo concorrente, mas desculpa lá Cidra, família é família. É bom saber que ainda se fazem boas obras pela nossa Arte. Em exposição até Maio no Museu da Electricidade, entrada livre.

Sem comentários: